Criado dia 16 de junho de 2016 por Angélica Santos, Joel Leitte e Nelson Júnior afim de suprir a necessidade de se ter um nome para um grupo de um trabalho acadêmico do curso de Bacharel em Teatro (PUCPR).

O trabalho era escrever uma peça e apresenta-la para a disciplina de Produção e recepção de textos dramáticos, e dessa experimentação nasceu o Grupo Penumbra de Teatro com a peça O Poste. No segundo semestre de 2016, o grupo apresentou a peça CR1S e se oficializou com o nome de PENUMBRA teatro laboratório sob o comando de Angélica Santos e Joel Leitte.

No ano seguinte estreio na 26ª edição do Festival de Teatro de Curitiba com o espetáculo O Poste e no 12º Festival de Teatro de Pinhais com a peça CR1S e criou o I Resistência Encena reunindo vários artistas da região.
PENUMBRA teatro laboratório é um grupo que tem como linha de pesquisa a criação por meio da observação do vazio, dialogando com o teatro e suas mais diversas formas de encontro.
Teve como objetivo inicial, visibilizar todos que ficam a penumbra da sociedade, espelhando toda a miséria e descaso do mundo. Com textos mais políticos, as relações humanas e quânticas se tornaram o centro de pesquisa do grupo.
fonte: https://www.facebook.com/penumbralab