Na noite da segunda-feira (10), às 19h30, aconteceu a abertura do “Interart II”, no auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR (Sept). A palestra de abertura, sobre a “Trajetória Histórica, Cultural e Política do Festival de Inverno da UFPR em Antonina”, foi ministrada pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, professora Deise Picanço; pela produtora cultural Patrícia Salles, com a mediação da professora Cristiane Wosniak.
O “Interarte II” é uma promoção de quatro universidades de Curitiba: a UFPR; Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus Curitiba I; a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); a Faculdade de Arte do Paraná (FAP); a UTFPR e a PUC/PR. A realização está prevista para o período de 10 a 15 de outubro. Durante esses dias será trabalhado o tema central do evento: “Partilha e Resistência: diálogos entre política, educação e arte”.
Nos acostumamos a vida que vai e vem sem nem notarmos, das horas que passam fugidas, da realidade que parece tão verdadeira, nem nos damos conta de que estamos vivos. E então acontece, desassossego. Esse é um mísero momento de consciência. É aquele clarão de entendimento que fulgura e se esvai do mesmo jeito que veio, efêmero. Porém é quando tudo se faz, você pode sentir por um milésimo de segundo que seja que está realmente vivo, que a vida pulsa em cada parte do seu ser e isso é tão imenso que transborda tudo que parece real. Desassossego é um grito de consciência existencial.
fotos: Luciano Silveira