TerapiasComo combater a ansiedade?

1 de fevereiro de 2021by Joel Leitte0

A ansiedade é um estado psíquico natural muito útil para nos alertar de um perigo e fazer com que nos preparemos para enfrentá-lo. Seja um perigo real ou imaginário, nosso corpo libera células que são produzidas no hipotálamo, uma região do cérebro que também regula os hormônios que controlam as emoções.

Existem inúmeros tratamentos, medicamentosos e não medicamentosos para combater a ansiedade, mas neste post irei apenas falar de 10 tipos de tratamentos para combater a ansiedade que fogem da alopatia. São eles:

  • Atividade física;

Praticar atividades físicas com regularidade te ajudará a lidar com o estado ansioso. Isso porque a pratica de exercícios físicos eleva a produção de serotonina, molécula biológica do grupo monoamina neurotransmissora, que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções cognitivas e, por isso, quando se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.

  • Alimentação balanceada;

Ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, ricamente encontrados na banana, no chocolate ou em cápsulas junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina, que aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista. Além disso, a cafeína e baixos níveis de açúcar no sangue podem causar palpitações cardíacas, reforçando o quadro ansioso.

  • Ter uma boa noite de sono;

A privação do sono pode aumentar o risco de desenvolver ansiedade.  Isso porque as horas de repouso servem para regular os hormônios no organismo, como os níveis de cortisol, responsável por controlar o estresse, reduzir inflamações, auxiliar o sistema imunológico, além de ajustar os níveis de açúcar no sangue. Um sono de má qualidade pode causar um desequilíbrio hormonal, e consequentemente, desencadear algumas doenças como a depressão e a ansiedade. Além de que uma noite de sono ruim pode atrapalhar o andamento do dia, trazendo a sensação de cansaço, lentidão e problemas de concentração que só desaparecem após o merecido repouso.

  • Mindfulness (atenção plena);

A pratica do mindfulness é uma maneira poderosa de combater o estresse e a ansiedade. Se sua mente está dedicada integralmente ao momento atual, você tem total capacidade de análise, julgamento e ação; portanto, esta é uma boa forma de controlar a ansiedade. A mente tende a passeiar aleatoriamente entre passado e futuro sem direcionamento para um planejamento, você pode se perder nas ideias e a ansiedade pode iniciar ou piorar.

  • Práticas meditativas;

Praticar meditação é uma maneira poderosa de combater o estresse e a ansiedade, pois te possibilita observar e ter total controle dos seus pensamentos mais sabotadores, que movimentam negativamente suas ações e decisões. Respirar conscientemente reduz as reações do sistema nervoso autônomo, te trazendo um estado de relaxamento e conexão com o seu verdadeiro eu.

  • Fitoterápicos (chás);

Os fitoterápicos são remédios naturais e como todo medicamento, passam por uma série de pesquisas para comprovar sua eficácia. Alguns deles possuem substâncias que funcionam como sedativos suaves e ansiolíticos, que podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa, a camomila e a valeriana.

  • Aromaterapia;

Aromaterapia é um tratamento terapêutico baseado na utilização de óleos essenciais e outro tipo de fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Assim que inalamos um óleo essencial, o aroma segue até o cérebro, no nosso sistema límbico, que é o responsável pelos comportamentos e emoções. Geralmente os óleos extraídos de flores possuem propriedades calmantes, que são excelentes para ajudar a trabalhar a ansiedade, como por exemplo, o óleo essencial de Lavanda, Ylang Ylang ou Néroli.

  • Arteterapia;

Arteterapia é uma disciplina híbrida baseada principalmente nas áreas das artes e da psicologia. Sendo assim, um processo de conscientização e expressão, permitindo o olhar para si e para o outro, dessa forma, o individuo aceita seus medos, observa seus sentimentos e sensações do inconsciente – com as experiências artísticas que são conhecidas e conscientes.

  • Psicoterapia;

A psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental. O fazendo aprender a ter mais controle sobre os sintomas e acima de tudo, irá transformar o seu jeito de agir e de se relacionar consigo mesmo e com o mundo diante de situações estressantes.

Esses são alguns dos tratamentos para se combater e prevenir a ansiedade. E lembre-se sempre de buscar ajuda terapêutica.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel
error: Este conteúdo é protegido!