FitoterapiaTerapiasChá, o remédio milenar

3 de fevereiro de 2021by Joel Leitte0

O chá é uma bebida milenar, que segundo a lenda chinesa, a tradição do preparo do chá começou com uma distração do imperador Shen Nong (神农), também chamado de “curandeiro divino”. Para tirar as impurezas da água, ele a ferveu e deixou o recipiente descoberto, próximo a uma árvore. Sem que o imperador percebesse, algumas folhas caíram no líquido. Após tampar o recipiente e deixá-lo ali por algum tempo, Shen Nong sentiu um aroma agradável e experimentou a deliciosa bebida.

O chá tornou-se então uma especialidade da Medicina Tradicional Chinesa, que faz tratamentos naturais com plantas para diversos tratamentos, como: problemas intestinais, resfriados, tosses, cólicas, alergias, problemas de pele, febres, cicatrizes e dores de cabeça.

Apesar das virtudes medicinais dos chás serem de conhecimento milenar, a ciência tem comprovado suas propriedades terapêuticas e cosméticas como, por exemplo, a presença de flavonóides – substâncias antioxidantes – que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Essa ciência que estuda as plantas medicinais é chamada de fitoterapia.

O chás tem efeitos de hidratação, podemos potencializar seus benefícios com as propriedades específicas de cada planta e, ainda, ajudar o metabolismo no processo de desintoxicação por meio das catequinas, substâncias presente nos chás de ervas.

No oriente o chá verde é o mais consumido e hoje há pesquisas comprovando seus benefícios à nossa saúde, como o combate aos radicais livres, colesterol, câncer, como mama, além de ajudar no funcionamento do intestino. Existem vários tipos de chás com benefícios diferenciados, sendo importante escolhermos um tipo específico para fazer uso diário (sem açúcar).

Posteriormente, o chá dominou toda a Europa pelas mãos dos portugueses e tornou-se um ritual principalmente na Inglaterra com o “famoso” chá das cinco.

Vale ressaltar que o chá tem ações terapêuticas, por isso consulte sempre um especialista.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel
error: Este conteúdo é protegido!