TerapiasO que é Terapia Holística?

8 de fevereiro de 2021by Joel Leitte0

Terapia holística é a abordagem terapêutica que considera o ser humano como um todo, em seus aspectos físico, mental, emocional e energético. Ou seja, ela não trata essas esferas separadamente, mas de forma integrada, seguindo os princípios gregos do holismo que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real. Segundo o holismo, o corpo é um organismo interligado e não deve ser entendido e subdividido em partes independentes.

Essa abordagem afirma que os elementos emocionais, mentais, espirituais e físicos de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como em seus sintomas, considerando que a causa de muitas doenças que aparecem no corpo físico são reflexos de desajustes emocionais, mentais e energéticos.

É o que fala também a psicossomática, ciência interdisciplinar que estuda os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas. Assim, tratando e resolvendo as causas, as chances da doença voltar ao corpo físico são menores. Esses tipos de terapias também são indicadas como complemento às terapias tradicionais e como tratamento preventivo.

Assim sendo, o tratamento holístico visa tratar não apenas dores físicas ou desajustes mentais, emocionais e energéticos, mas busca detectar a origem do males e tratá-los, para que assim deixem de existir não somente os males mas também as causas que os provocam.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel
error: Este conteúdo é protegido!