TerapiasQual a diferença entre Terapia Holística, Terapia Integrativa e Terapia Complementar?

15 de fevereiro de 2021by Joel Leitte0

Terapia Complementar refere-se ao uso de uma abordagem não convencional em conjunto com a medicina convencional, dando então complemento aos tratamentos convencionais. Diferente do conceito de “alternativo”, (uma alternativa, uma coisa ou outra), o tratamento complementar busca um dialogo entre a medicina convencional e a não convencional. Um exemplo disso é um ortopedista que sugere ao seu paciente um tratamento complementar com acupuntura, ou um ginecologista que complementa seus atendimentos com a fitoterapia, ou um cardiologista que utiliza como complemento a yoga etc.

A Terapia Integrativa está associada a uma mudança de paradigma e para exercê la é necessário reorientar as crenças, práticas e experiências em relação à saúde. Refere-se também ao uso de uma abordagem não convencional em conjunto com a medicina convencional, porém integrada. Ou seja, o tratamento integrativo é visto também como tratamento principal, pois o que se busca é a integralidade. Essas terapias integram-se e corroboram com os procedimentos médicos já utilizados, sendo consideradas “novas” ferramentas para gerar maior harmonia física e emocional, prevenindo doenças e ajudando o indivíduo a responder melhor aos tratamentos. Um exemplo disso é um fisioterapeuta que integra o pilates ao seu trabalho, ou um cirurgião que integra musicoterapia, ou um psicólogo que integra a arteterapia etc.

A Terapia Holística também integra e completa como as citadas acima, porém além de buscar tratar os âmbitos físico, mental e emocional, também levará em consideração o âmbito energético, espiritual e social, tratando assim o individuo de forma total. Quando se fala em espiritual não esta se referindo a alguma religião ou dogma mas sim a própria espiritualidade e consciência energética do individuo. Nem todo terapeuta vibracional é terapeuta holístico mas todo terapeuta holístico é também terapeuta vibracional.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel
error: Este conteúdo é protegido!