O que são terapias vibracionais?


As Terapias Vibracionais ou Terapias Energéticas fazem parte da medicina Vibracional que tem suas raízes em sistemas milenares como a medicina tradicional chinesa, medicina ayurvédica e práticas xamânicas. Atuam no campo energético dos seres vivos e podem ser utilizadas paralelamente aos tratamentos alopáticos. Essa terapêutica promove o alívio de dores e equilíbrio emocional, recuperação e restauração da saúde, aumento da vitalidade e equilíbrio do corpo e da mente.

As fundamentações das técnicas que atuam no campo energético ficaram ainda mais claras após estudos como a física quântica, a teoria da relatividade, a teoria das supercordas que explica o universo holográfico e os avanços nas pesquisas com os campos energéticos e sutis, interferindo no estado de equilíbrio e saúde geral dos seres vivos.

A explicação é de que os ossos, os órgãos e todas as partes do nosso corpo vibram em frequências específicas. Logo, certas vibrações podem impulsionar determinados pontos na atividade cerebral, harmonizando o cérebro, coração e a mente. Esta sincronização não só relaxa, como também leva o corpo a fortalecer suas defesas. Algumas das técnicas utilizadas dentro das terapias vibracionais são:

  • Reiki;

Reiki é uma técnica considerada como terapia integrativa, em que o terapeuta (ou mestre reikiano) estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.

  • Florais;

São essências líquidas de flores e plantas, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em que vive. São indicados para reequilibrar a saúde emocional, para pessoas com sintomas de tristeza, insegurança, depressão, melancolia, egoísmo, possessividade, inveja, culpa, timidez, ansiedade, insônia, depressão, ressentimento, síndrome do pânico, entre outros.

  • Realinhamento de Chakras;

Realinhar ou desbloquear os chakras proporciona a livre circulação de energia do corpo, englobando corpos sutis, energéticos, áurico e físico. Desbloqueado, a energia consegue fluir por todos os chakras livremente e cada um pode então cumprir a sua função.

  • Musicoterapia;

Trata-se de um híbrido entre arte e saúde e serve para promover a comunicação, expressão e aprendizado. É possível tratar dores, aliviar o estresse e a ansiedade, restabelecer o equilíbrio do sistema endócrino, melhorar as dores de cabeça e ainda equilibrar e limpar os centros energéticos do corpo por meio do som.

  • Acupuntura;

É uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde e bem estar.

  • Radiestesia;

Diferentemente do que muitos imaginam a radiestesia não funciona apenas como um oráculo. Ela avalia as vibrações energéticas de pessoas, ambientes, animais e objetos. Tudo pode ser analisado pois tudo tem sua própria frequência e vibração. Podendo saber se a energia de em local esta harmônica, se há doença, se há desequilíbrio, se há acúmulos etc.

  • Barras de Access;

A barra de access é uma terapia corporal criada em 1990 por Gary Douglas. A técnica desenvolvida pelo estadunidense mapeou 32 pontos energéticos na região da cabeça que possuem conexão com diferentes aspectos da vida humana, como a consciência, controle, criatividade, alegria, tristeza, cura, sexualidade e dinheiro.

  • Práticas Meditativas;

É a conexão com o presente, com seu interior e com o Universo. É uma prática que traz consciência sobre nós mesmos. Pode ser usada para relaxamento, ter insights, mindfulness (atenção plena), e até mesmo visões e conexão com alguma questão particular. Sendo ótima para a saúde mental, para melhoria da cognição e atenção plena, para alívio de stress (diminuindo o risco de ataques cardíacos em seus praticantes), para autoconhecimento e conexão consigo mesmo.

  • Cristaloterapia;

É o uso terapêutico dos cristais, que tem propriedades de harmonizar e energizar nosso corpo sutil. Além disso, essa técnica pode ser utilizada para proteção de energias, harmonização e limpeza de ambientes e conexão espiritual.

  • Fitoenergética;

A Fitoenergética estuda as propriedades energéticas das plantas, para harmonizar pessoas e ambientes. Os tratamentos são feitos a partir de diferentes combinações de diversas ervas, que variam seu uso conforme a causa emocional e física da doença ou do problema. Exemplos de tratamentos fitoenergéticos são os banhos energéticos, os escalda pés, os incenso etc.

Lembrando que a pratica das terapias vibracionais nada tem haver com dogma ou religião mas sim com energia.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.