Demorando pra dormir? Acordou no meio da noite e não consegue mais dormir? Perdeu o sono? Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Sono – ABMS, o sono é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília, em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.

Podendo ser identificados em dois estados distintos: o sono NREM, e o sono REM (do inglês, rapid eyes movement). Esses dois tipos de sono, alternam-se ciclicamente ao longo da noite. Normalmente o sono NREM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte, geralmente é o momento em que sonhamos.

Quando temos dificuldade em iniciar o sono ou em se manter dormindo, chamamos de insônia, podendo estar relacionada com uma causa específica: ansiedade, depressão, estresse, dor muscular e/ou articular, uso de medicamentos, ambiente inadequado etc. Os tratamentos alternativos ao medicamentoso incluem higiene adequada do sono, psicoterapia, técnicas de relaxamento e terapias holísticas.

Algumas maneiras simples e naturais de se combater a insônia é por meio de: meditação, com a respiração e o relaxamento; fitoterapia, com o chá de camomila ou valeriana e aromaterapia, com oléo essencial de lavanda.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Avaliação de Usuários

REPLY
Cancel
error: Este conteúdo é protegido!